Inicio 5 Notícias 5 MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DE SUPERFUNGOS

MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DE SUPERFUNGOS

por | ago 14, 2023 | Notícias

MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DE SUPERFUNGOS

Na busca por novos medicamentos para combater fungos causadores de doenças em humanos, a equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), conduzida por Gustavo Goldman, descobriu que a combinação de um novo peptídeo sintético, que pode curar moléstias que vão de infecção cutânea por bactérias até covid-19, com duas classes de antifúngicos disponíveis no mercado pode matar cepas resistentes de fungos.

A nova substância é a brilacidina. Desenvolvida em laboratório, ela mostrou o poder de aumentar a eficiência de remédios tradicionais, tornando-os capazes de matar o fungo causador da aspergilose. “A coleção de drogas que nós trabalhamos nos mostrou que um dos elementos, que é a brilacidina, um peptídeo mimético antimicrobiano, feito através de computação química, associada a antifúngicos caspofungina ou voriconazole demonstrou potencial de destruir superfungos”, afirma.

A especialista em saúde pública e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Luciana Canetto, diz que a descoberta de novos agentes antifúngicos é de extrema importância para a saúde pública, sobretudo para tratamento de infecções fúngicas sistêmicas e oportunistas, garantindo melhor qualidade de vida para pessoas, em especial para pacientes com sistema imunológico debilitado como, por exemplo idosos, transplantados, em uso de quimioterapia, corticoides e outros. “Ou seja, o desenvolvimento de antifúngicos para tratamento de tais infecções, que sejam seguros e com poucos efeitos adversos, beneficia grande número de pacientes, o que demonstra sua importância em termos epidemiológicos”.

Saiba mais: www.cff.org.br