Quarta, 06 Julho 2016 13:33

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA NO MANEJO DE PROBLEMAS DE SAÚDE AUTOLIMITADOS

(1 Voto)
  • Atribuições clínicas do farmacêutico e prescrição farmacêutica
  • Etapas do processo semiológico, aplicado ao manejo de problemas de saúde autolimitados
  • Comunicação com o paciente e a construção de uma relação terapêutica
  • Documentação do processo de cuidado e da prescrição farmacêutica

Objetivo

Este curso fornece os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clínico, para a prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados.

Público alvo

Farmacêuticos e farmacêuticas do Brasil.

Metodologia

O curso é organizado em 3 (três) módulos, com carga horária total de 40 horas, que são realizados integralmente na modalidade à distância. A partir da data de matrícula, cada aluno tem até 6 (seis) meses para conclusão do curso. Aqueles que completam todos os módulos e obtém acima de 70% de acertos na avaliação final recebem certificado emitido pelo Conselho Federal de Farmácia.

Conteudistas:

Alessandra Rezende Mesquita (UFS)

Alessandra Russo de Freitas (Cebrim/CFF)

Alexandra Czepula (UFPR)

Angelita Cristine de Melo (UFSJ)

Clóvis Santana Reis (Faculdade Maria Milza/BA)

Dayani Galato (UNB)

Mateus Alves (UFMG)

Michel F Otuki  (UFPR)

Rinaldo Ferreira (Associação dos farmacêuticos proprietários de farmácia)

Thais Teles de Souza (UFPR)

Wellington Barros da Silva (UFS)

Revisores:

Agnes Nogueira Gossenheimer (UFRGS)

Cassyano Januário Correr (UFPR)

Chiara Erminia da Rocha (UFS)

Fabio Teixeira Ferracini (Hospital Albert Einstein)

Revisores finais do conteúdo:

Josélia Cintya Quintão Pena Frade (assessora da Presidência/CFF)

Tarcísio José Palhano (assessor da Presidência/CFF)

Revisão do português:

Ilana Socolik (Conselho Federal de Farmácia)

Tarcísio José Palhano (assessor da Presidência/CFF)

Estrutura:

Concepção: Agnes Nogueira Gossenheimer (UFRGS), Angelita Cristine de Melo (UFSJ), Dayani Galato (UNB), Elaine das Graças Frade (UFLA), Josélia Cintya Quintão Pena Frade (assessora da Presidência/CFF), Rafael Mota Pinheiro (UNB), Tarcísio José Palhano (assessor da Presidência/CFF) e Wellington Barros da Silva (UFS)

Diagramação das apostilas:

Isabel Czepak e equipe da empresa de desenvolvimento.

Coordenação geral:

Agradecimento especial:

Aos colegas que participaram da construção desde curso e aos que nos inspiraram com suas experiências em educação a distância: Silvana Nair Leite (UFSC), Mauro Silveira de Castro (UFRGS), Carine Raquel Blatt (UFCSPA), Ricardo Ferreira Nantes (Portal Educação).

Ao presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, e demais diretores e conselheiros federais, agradeço a confiança e porque acreditarem e apoiarem esta proposta. Foi um grande aprendizado a oportunidade de coordenar a construção deste curso.

Aqueles que completam todos os módulos e obtém acima de 70% de acertos na avaliação final recebem certificado emitido pelo Conselho Federal de Farmácia. O Certificado é disponibilizado ao final do curso, em formato PDF, para download.