A ajuda financeira, visa respaldar a adoção de medidas como a aquisição de EPIs para garantir a retomada da fiscalização externa com segurança para os que nela atuam e aos farmacêuticos e técnicos de laboratórios que estão envolvidos no atendimento/cuidado direto à população.
Em cumprimento a Resolução Nº 684, de 27 de março de 2020 do Conselho Federal de Farmácia, o CRF-PB adquiriu para todos os colegas inscritos e envolvidos diretamente no atendimento à população ou na execução de exames laboratoriais, Protetores Faciais (Face Shields)
A diretoria do CRF PB, visando agilizar a entrega dos protetores faciais, decidiu entrar em contato com os estabelecimentos que possuem mais de 05 profissionais para facilitar a logística na entrega dos EPIs principalmente pensando em diminuir o fluxo e aglomerações na sede e seccionais. Foram enviadas pelos diretores técnicos e coordenadores farmacêuticos, a relação dos profissionais, e o setor de fiscalização está realizando a entrega dos EPIs nessas unidades para que repassem aos colegas.
Nesse momento, a intenção do Sistema CFF/CRFs é que a fiscalização das farmácias e demais estabelecimentos de saúde esteja focada na divulgação e verificação de adoção das recomendações para a contenção da disseminação do vírus. Entre essas recomendações está a do uso de máscaras e álcool em gel e o controle do fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos.
No momento, em cumprimento aos Decretos Estadual e Municipais, o atendimento na sede e nas seccionais de Campina Grande e Sousa estão suspensos até o dia 03/05/2020. Portanto se não tivermos mudanças, retornaremos no dia 04/05/2020 atendendo as recomendações de segurança orientadas pela OMS e Ministério da Saúde, e os EPIs estarão disponíveis para que os colegas possam ir buscar na sede e seccionais, mediante agendamento de horário, através dos telefones da sede e seccionais.

Cila Estrela Gadelha de Queiroga
Diretora Presidente CRF PB