O trabalho Impacto da Farmácia Clínica no Ambiente Hospitalar: gestão, economia e segurança do Paciente  foi apresentado por Geane Araujo, na modalidade oral no dia 10 de março de 2018 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) durante a terceira edição do evento denominado Escola de Inverno de Farmácia - EIF2018.  Durante  oito dias o Instituto ideHia (Portugal), que é responsável pela organização da EIF, reuniu no Porto (Portugal) e  em Santiago de Compostela (Espanha) conferencistas renomados para discutir temas de grande importância para a área farmacêutica.

Com o tema central “Farmácia Clínica Centrada na Segurança do Paciente”, a EIF2018 foi composta por aulas, conferências, mesas-redondas e visitas técnicas.

O corpo docente foi formado por Professores e Investigadores de diferentes universidades (Portugal, Brasil, Espanha e Irlanda); profissionais que atuam na Indústria, em Hospitais, nas Farmácias Comunitárias, além de empresários e representantes de instituições da área farmacêutica oriundos de diferentes países.

O evento contou com mais de 100 inscritos. Portugueses, Espanhóis e Brasileiros se reuniram e apresentaram 33 trabalhos científicos nas modalidades de apresentação: oral, pôster e “short communication”. 

As apresentações orais fizeram parte da programação do evento e tiveram, cada uma, 25 minutos para exposição.

Houve premiação das apresentações para os três primeiros colocados.

O trabalho apresenta a Estrutura e organização da Farmácia Clínica que é desenvolvida no Hospital Alberto Urquiza Wanderley em João Pessoa-PB. Iniciou em 2006, com um projeto pioneiro na Paraíba,pela Farmacêutica Renata Zaccara.Um modelo que consegue interagir e atuar junto a equipe multidisciplinar, resultando em intervenções altamente pertinentes, com alto índice de aceitação pela classe médica, impactando diretamente na economia e segurança do paciente.   

O trabalho “Impacto da Farmácia Clínica no Ambiente Hospitalar: gestão, economia e segurança do paciente ” foi premiado com o 2º lugar da Escola de Inverno de Farmácia. O Prémio foi anunciado pela Diretora Científica do Instituto ideHia, Doutora Ana Paula de Almeida,  no dia 15 de março de 2018 na cidade do Porto (Portugal). O prêmio concedido foi uma bolsa para a realização de intercâmbio de 15 dias, na área das Ciências Farmacêuticas, na cidade do Porto (Portugal), além de uma bolsa integral para a realização de uma "Certificação Internacional em Coaching" para profissionais da área da saúde.

GEANE ARAÚJO CRF: 02459


facebook instagran

As mais lidas

  • Week

  • Month

  • All