A professora Bagnólia Araújo recebeu, nesta quinta-feira em Brasília-DF, a Comenda do Mérito Farmacêutico. No evento, o Conselho Regional de Farmácia da Paraíba esteve representado pelos diretores José Ricardo e Moabe.

A comenda é considerada a maior honraria concedida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), sendo entregue anualmente a profissionais de todas as unidades da federação para marcar o Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro.

Bagnólia Araújo

A professora Bagnólia Araújo é Graduada em Farmácia (1985) e em Análises Clínicas (1987) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Farmacologia e Química de Produtos Naturais pela UFPB (1991) e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1997). Professora da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/CCS/UFPB (Mestrado e Doutorado) desde 1997.

Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2009-2015. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Pré-Clínica de Produtos Naturais e Sintéticos e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade espasmolítica, fisiologia do exercício e reatividade muscular, canais de potássio, canais de cálcio, modelos animais de asma em cobaia, obesidade e disfunção erétil em ratos, Solanaceae, Annonaceae, Fabaceae e Verbenaceae.

FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Bagnólia Araújo orientou 56 projetos de iniciação científica (IC), 4 especialistas, 24 mestres e 15 doutores, além de ter coorientado 9 mestres e 5 doutores; atualmente orienta 4 alunos de IC, 1 de Mestrado e 2 de Doutorado. 


Futuros eventos

Nenhum evento encontrado

As mais lidas

  • Week

  • Month

  • All