Quarta, 05 Julho 2017 08:00

Ministério Público da Paraíba determina.Medicamentos e produtos terapêuticos devem ser retirados de mercado na PB

(0 votos)

MP-Procon divulgou lista com 72 medicamentos e 35 produtos que podem oferecer riscos

Uma lista com 72 medicamentos e 35 produtos que devem ser retirados do mercado na Paraíba foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon). ‘Bicarbonato de sódio’, ‘Amoxicilina’, ‘Dornasol’, ‘Floxicam’, ‘Hidroclorotiazida’, ‘soro antitetânico’ e ‘Gynera’ que integram a lista de produtos que têm lotes com problemas e devem ser retirados do mercado por oferecer riscos aos pacientes.

A divulgação foi feita durante audiência em que foi expedida a recomendação conjunta aos representantes do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Medicamentos.

De acordo com o promotor Francisco Glauberto Bezerra, a recomendação diz que os estabelecimentos deverão fazer a logística reversa para viabilizar o recolhimento dos medicamentos que apresentaram problemas, nos últimos seis meses, de acordo com avaliação da Anvisa.

“A primeira coisa que o consumidor que tiver qualquer um desses medicamentos deve fazer é suspender imediatamente o uso. Depois, ele deve voltar à farmácia onde fez a compra para devolver o produto e receber seu dinheiro de volta. Se houver qualquer dificuldade para fazer isso, a pessoa deve procurar os órgãos de defesa do consumidor”, orientou o diretor do MP-Procon.

fonte -  G1

nuidde