COFEN ORIENTA ENFERMAGEM NÃO BUSCAR MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA
Na terça-feira, 10, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) emitiu Parecer Técnico sobre a legalidade da Enfermagem buscar medicamentos e materiais nas farmácias das unidades assistenciais de saúde.
De acordo com o documento, “essa função não compete à equipe de Enfermagem, uma vez que não está prevista na legislação vigente”. No entanto, “em situações específicas, a equipe de Enfermagem pode colaborar desde que o dimensionamento esteja adequado e essa atividade não comprometa a assistência direta ao paciente”.
O Cofen faz legítimo uso de suas atribuições legais e regimentais, tratando especificamente do exercício da Enfermagem, sem qualquer ingerência no âmbito farmacêutico.
Assim, é importante reiterar que NÃO é atribuição farmacêutica levar itens assistenciais, incluindo medicamentos e insumos, ao leito – inclusive pela imprescindibilidade de presença do farmacêutico na farmácia hospitalar. Diante da posição do Cofen, cabe aos gestores das unidades elaborar fluxos e providenciar pessoal administrativo para cumprimento do deslocamento de fármacos e materiais médico-hospitalares, observando sempre a segurança do paciente, o cuidado de qualidade e as prerrogativas dos profissionais de saúde.