DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM ETNIAS ORIGINÁRIAS NA PARAÍBA
![DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM ETNIAS ORIGINÁRIAS NA PARAÍBA](/images/2025/Noticias/7%20DE%20FEV.jpg)
A Paraíba tem 30.140 pessoas indígenas, o que corresponde a 0,76% da população total residente no estado, de acordo com o IBGE.
Neste 7 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, uma data que ressalta a resistência, a cultura e os direitos das comunidades indígenas.
As comunidades indígenas enfrentam inúmeros desafios no acesso à saúde. Com conhecimento técnico e sensibilidade cultural, os farmacêuticos podem atuar na orientação sobre o uso correto de medicamentos, na prevenção de doenças e na promoção de práticas de saúde que integrem o conhecimento tradicional indígena.
Os farmacêuticos podem atuar como mediadores, promovendo o diálogo entre os saberes tradicionais e a medicina moderna. Por exemplo, o uso de fitoterápicos pode ser uma ponte entre as duas abordagens, desde que haja estudos que comprovem a eficácia e a segurança dessas plantas. Além disso, os farmacêuticos podem contribuir para a preservação do conhecimento indígena sobre plantas medicinais, documentando e valorizando essas práticas.
No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, é essencial reconhecer a importância dos farmacêuticos na saúde indígena.