Notícias

DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM ETNIAS ORIGINÁRIAS NA PARAÍBA

DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM ETNIAS ORIGINÁRIAS NA PARAÍBA

A Paraíba tem 30.140 pessoas indígenas, o que corresponde a 0,76% da população total residente no estado, de acordo com o IBGE.

Neste 7 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, uma data que ressalta a resistência, a cultura e os direitos das comunidades indígenas.

As comunidades indígenas enfrentam inúmeros desafios no acesso à saúde. Com conhecimento técnico e sensibilidade cultural, os farmacêuticos podem atuar na orientação sobre o uso correto de medicamentos, na prevenção de doenças e na promoção de práticas de saúde que integrem o conhecimento tradicional indígena.

Os farmacêuticos podem atuar como mediadores, promovendo o diálogo entre os saberes tradicionais e a medicina moderna. Por exemplo, o uso de fitoterápicos pode ser uma ponte entre as duas abordagens, desde que haja estudos que comprovem a eficácia e a segurança dessas plantas. Além disso, os farmacêuticos podem contribuir para a preservação do conhecimento indígena sobre plantas medicinais, documentando e valorizando essas práticas.

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, é essencial reconhecer a importância dos farmacêuticos na saúde indígena.

logo rodape

Endereço

Rua Borja Peregrino, nº 318, Centro
CEP: 58.013-342
João Pessoa - PB.

Informações

Segunda a Quinta 08h às 16h | Sexta 08h às 14h
Telefone.: (83) 3015-3559 | (83) 3015-3555
Email: crfpb@crfpb.org.br