FORÇA TAREFA RESGATA 38 PESSOAS EM "COMUNIDADES TERAPÊUTICAS"
Nesta terça e quarta-feira, 13 e 14/8, o Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB) integrou força tarefa liderada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) que inspecionou “comunidades terapêuticas” em dois municípios paraibanos, resultando na identificação de graves irregularidades. As organizações funcionavam com a finalidade de acolher pessoas com dependência química e transtornos psiquiátricos.
Em uma delas, menores de idade foram resgatados, já que estas comunidades somente têm autorização para acolher maiores de 18 anos. Numa comunidade na cidade de Lagoa Seca, todos os internos foram resgatados, pois o estabelecimento sequer possuia as documentações necessárias, incorrendo ainda, segundo o MPPB, “nas práticas de cárcere privado, sequestro e tortura”.
No que compete ao CRF-PB, foram identificados nas fiscalizações a existência de medicamentos com prazo de validade expirados, receituários de medicamentos especiais e Notificações de Receita B assinados em branco, sem as devidas prescrições, além das ausências de alvará sanitário.
Ao todo, 38 pessoas foram resgatadas e ocorreram 7 prisões, entre diretores e funcionários da comunidade localizada em Lagoa Seca.
O CRF-PB designou a farmacêutica fiscal Dr.ª Maria Coeli Rodrigues para o cumprimento das ações.]