LENACAPAVIR, MEDICAMENTO INJETÁVEL QUE PREVINE 99,9% DA INFECÇÃO PELO HIV, É ELEITO O AVANÇO DO ANO
O medicamento injetável lenacapavir, desenvolvido para impedir quase totalmente a infecção pelo HIV, foi escolhido pela prestigiada revista científica Science como o principal avanço científico de 2024. Entre os progressos na luta contra o vírus da Aids, que ainda atinge mais de 1 milhão de pessoas anualmente em todo o mundo, o tratamento representa uma nova esperança no combate à doença.
Embora não se trate de uma vacina, já que não estimula o sistema imunológico a reconhecer e barrar o vírus, o lenacapavir funciona, na prática, como um imunizante ao bloquear a replicação do HIV.
O mecanismo de ação do medicamento se concentra na cápsula de proteína que protege o material genético do HIV. Ao endurecer essa estrutura, o fármaco impede estágios fundamentais da replicação viral, interrompendo a progressão da infecção.
O fármaco ainda está em processo de aprovação por órgãos reguladores, como o FDA (Estados Unidos) e a Anvisa (Brasil), e estima-se que chegue ao mercado apenas em 2026. A expectativa em torno do produto é alta, mas também levanta debates sobre a acessibilidade.