MS OFICIALIZA CBO DOS FARMACÊUTICOS NA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES EMULTI DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
As lutas do Sistema Conselhos seguem até que as conquistas estejam no papel – é o caso da inclusão dos farmacêuticos em todas as categorias do programa de equipes multiprofissionais eMulti (Estratégica, Complementar e Ampliada).
É importante lembrar que, em resposta a uma solicitação do Conselho Federal de Farmácia, do dia 11 de outubro de 2023, o Ministério da Saúde (MS) esclareceu à época que os farmacêuticos estavam incluídos irrestritamente no eMulti, respaldados pela Nota Técnica nº10/2023-CAIN/CGESCO/DESCO/SAPS/MS.
Agora, após constante gestão do CFF, a Portaria GM/MS nº 6.010, de 10 de dezembro de 2024, assinada pela ministra Nísia Trindade, inclui oficialmente o CBO 2234-05 – correspondente ao Código Brasileiro da Ocupação dos farmacêuticos – na composição das equipes eMulti na Atenção Primária à Saúde.
A conquista, que já estava funcionando na prática, agora está formalizada, para tranquilidade e segurança jurídica da nossa categoria, ainda representando a inserção do farmacêutico na prática das consultas em telessaúde na TelePrEP e TelePEP.
Acesse o documento em👉 bit.ly/portariams6010