Notícias

NOTA TÉCNICA ESTABELECE CRITÉRIOS CLÍNICOS PARA USO DO FOSTENSAVIR 600 MG PARA TRATAMENTO DO HIV NO SUS

NOTA TÉCNICA ESTABELECE CRITÉRIOS CLÍNICOS PARA USO DO FOSTENSAVIR 600 MG PARA TRATAMENTO DO HIV NO SUS

O Ministério da Saúde publicou uma Nota Técnica que estabelece diretrizes para a utilização do medicamento fostensavir 600 mg no tratamento de adultos que apresentam HIV multirresistente a antirretrovirais. O fármaco, que foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em abril de 2024, é reconhecido como o primeiro inibidor de ligação aprovado globalmente, com a função de bloquear a entrada do vírus HIV nas células do organismo.

A Coordenação de Vigilância de HIV e Aids será responsável pela avaliação e autorização do uso do fostensavir. Cada solicitação será analisada de forma individual, garantindo que os pacientes recebam o acompanhamento necessário durante o tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, “os estudos realizados com o fostensavir 600 mg mostraram resultados positivos, incluindo a supressão viral e o aumento na contagem de linfócitos T-CD4+ em indivíduos com infecção multirresistente. Além disso, o medicamento apresentou um perfil de segurança favorável, com efeitos colaterais leves, como diarreia e dor de cabeça. Essa nova opção terapêutica é especialmente relevante para uma população que enfrenta um alto risco de progressão da doença e uma taxa elevada de mortalidade”.

Acesse a Nota Técnica em👉 bit.ly/nt39ms

logo rodape

Endereço

Rua Borja Peregrino, nº 318, Centro
CEP: 58.013-342
João Pessoa - PB.

Informações

Segunda a Quinta 08h às 16h | Sexta 08h às 14h
Telefone.: (83) 3015-3559 | (83) 3015-3555
Email: crfpb@crfpb.org.br