NOVO MEDICAMENTO CONTRA HIV

A farmacêutica americana Gilead anunciou um avanço significativo na luta contra a AIDS, revelando os resultados promissores de um novo medicamento antirretroviral contra o HIV. Em estudo clínico de fase 3, conduzido na África, duas doses anuais de lenacapavir proporcionaram proteção completa contra o vírus aos participantes.

O estudo, realizado em Uganda e na África do Sul, envolveu mais de 5 mil adolescentes e mulheres entre 16 e 25 anos, divididas em três grupos para receber diferentes medicamentos. Entre as 2.134 mulheres que receberam o lenacapavir, nenhuma foi infectada pelo HIV. Em contraste, 16 das 1.068 mulheres que tomaram diariamente a pílula Truvada foram infectadas (1,5%), enquanto 39 das 2.136 mulheres que receberam a nova pílula diária Descovy contraíram o vírus (1,8%). Esses dados ainda aguardam revisão por pares.

Caso os resultados sejam positivos, a Gilead planeja lançar o lenacapavir como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos Estados Unidos até o final de 2025. “O lenacapavir para PrEP, se aprovado, poderá fornecer uma nova opção crucial para a prevenção do HIV”, afirma Linda Gail-Bekker, que participou dos estudos.

No Brasil, a prescrição de PrEP e PEP por farmacêuticos foi oficializada no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, com base em regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esses profissionais foram incluídos no rol de prescritores como parte dos esforços de eliminação do HIV como problema de saúde pública no país e para a ampliação do acesso aos usuários do SUS a estratégias de prevenção.