Notícias

TRATAMENTO PARA RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

TRATAMENTO PARA RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Pacientes tomando sultiame, um medicamento atualmente em uso para epilepsia, experimentaram uma redução nos sintomas de apneia obstrutiva do sono (AOS), de acordo com os resultados de um ensaio clínico apresentado no Congresso da Sociedade Respiratória Europeia (ERS) em Viena, Áustria.

Pacientes com OSA frequentemente roncam alto, sua respiração começa e para durante a noite, e eles podem acordar várias vezes. Isso não só causa cansaço, mas também pode aumentar o risco de pressão alta, derrame, doença cardíaca e diabetes tipo 2. OSA é muito comum, mas muitas pessoas não percebem que têm a condição.

O teste foi um duplo-cego, randomizado e controlado por placebo – o padrão ouro em pesquisa. Envolveu 298 pessoas com AOS sendo tratadas em 28 centros diferentes na Espanha, França, Bélgica, Alemanha e República Tcheca. Todos os pacientes não conseguiam tolerar ou se recusavam a usar máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ou bocais projetados para manter as vias aéreas abertas.

Os pacientes foram avaliados com polissonografia no início do teste, e após quatro semanas e 12 semanas no estudo.

Os pacientes foram divididos em quatro grupos: 74 pessoas tomaram 100 mg de sultiame diariamente, 74 tomaram 200 mg, 75 tomaram 300 mg e os 75 restantes tomaram um placebo (pílula falsa). Sultiame é um medicamento que tem como alvo o sistema respiratório inibindo uma enzima chamada anidrase carbônica e estimulando os músculos das vias aéreas superiores.

As pessoas que tomaram sultiame tiveram menos pausas na respiração e níveis mais altos de oxigênio no sangue durante o sono.

Fonte: www.ersnet.org

logo rodape

Endereço

Rua Borja Peregrino, nº 318, Centro
CEP: 58.013-342
João Pessoa - PB.

Informações

Segunda a Quinta 08h às 16h | Sexta 08h às 14h
Telefone.: (83) 3015-3559 | (83) 3015-3555
Email: crfpb@crfpb.org.br