FARMACÊUTICOS ESPERAM URGÊNCIA NA PAUTA SOBRE INSALUBRIDADE POR MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS ONCOLÓGICOS
A Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do e Emprego retirou da pauta da reunião dessa terça-feira (15/10) a discussão sobre as normas regulamentadoras NR-09 e NR-15, que impactam diretamente na segurança do trabalho de farmacêuticos que atuam na oncologia. A primeira norma define requisitos para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, e a segunda estabelece atividades em operações insalubres.
O CFF tem acompanhado de perto o processo relacionado a essas regulamentações e cobrado formalmente a inclusão dos medicamentos aos quais os farmacêuticos estão expostos durante o processo de manipulação de citotóxicos, reconhecidamente nocivos à saúde, conforme já evidenciados no Parecer Técnico da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
O Sistema Conselhos segue empenhado no tema e em cobra a regulamentação dessas normas, sempre em defesa da saúde dos farmacêuticos que atuam na área oncológica. Esse compromisso foi reafirmado por meio de ofício enviado pelo CFF aos membros da Comissão Tripartite antes da reunião.